top of page

Chocolate da Gestação até a infância: Orientações para aproveitar a Páscoa da melhor forma




Com a Páscoa se aproximando, é comum pensarmos em delícias como o chocolate. Mas, quem é mãe, gestante ou está amamentando, sempre surge essa dúvida: Pode comer chocolate? Qual consumir?


O chocolate, especialmente aqueles com alto teor de cacau, oferece uma variedade de benefícios nutricionais devido aos seus componentes antioxidantes, vitaminas e minerais. No entanto, ele não é 100% liberado em todas as fases da vida, podendo trazer impactos negativos na saúde devido à presença de açúcares, aditivos alimentares e, em excesso, promovendo o ganho de peso.


É importante consumir chocolate com moderação e escolher variedades de alta qualidade, com teor de cacau mais elevado e menos adição de açúcar e gorduras saturadas, para minimizar os potenciais efeitos negativos à saúde.


Além disso, para cada fase da vida há uma recomendação para seu consumo, confira a seguir:


  • Gestantes: O consumo moderado de chocolate durante a gravidez é considerado seguro, desde que seja parte de uma dieta equilibrada. No entanto, é importante optar por variedades com teor de cacau mais elevado para minimizar a ingestão de açúcar e gorduras saturadas, além da moderação na cafeína.


  • Mães que estão amamentando: O consumo de chocolate pode ser feito com moderação durante a amamentação, não causando mais cólicas no bebê. Opte por chocolates com teor de cacau mais elevado e evite aqueles com aditivos, aromatizantes e conservantes artificiais. Esteja atenta a possíveis reações alérgicas no bebê.


  • Bebês menores de 6 meses: devem ser alimentados exclusivamente com leite materno ou fórmula infantil, e não devem consumir outros alimentos. O chocolate não oferece benefícios nutricionais necessários para essa faixa etária e pode representar riscos à saúde.


  • Bebês em introdução alimentar (6m + sinais de prontidão): o cacau 100% pode ser oferecido como parte de receitas sem açúcares, como muffins e panquecas. Na minha página do Instagram (@nathcardosonutri) compartilhei uma receita de Muffin de Cacau para seu bebê também aproveitar a Páscoa em família.


  • Crianças e adolescentes: O consumo ocasional de chocolate pode fazer parte de uma dieta equilibrada. Incentive escolhas de chocolate com teor de cacau mais elevado e menos açúcar e gorduras saturadas. Evite o consumo excessivo, pois isso pode contribuir para o ganho de peso e outros problemas de saúde.


Sempre é importante lembrar que o consumo de chocolate deve ser feito com moderação e como parte de uma dieta equilibrada e variada. Essas são apenas orientações gerais, não substituindo a orientação individualizada. Como nutricionista, estou aqui para te orientar da melhor forma.


Com carinho da nutri, 

Nathália Cardoso


 
 
 

Comments


bottom of page