Quando iniciar a introdução alimentar do bebê?
- Nutricionista Nathália Cardoso
- 20 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

A introdução alimentar é o momento em que o bebê começa a ingerir outros alimentos além do leite materno. Para os bebês que nasceram termo (entre 37 e 42 semanas), a recomendação é de que isso aconteça aos 6 meses e com todos os sinais de prontidão, mas para aqueles prematuros (que nasceram antes de completar 37 semanas), iniciam a partir da idade corrigida.
Diferente do que as pessoas acham, esse período não é apenas sobre o momento em que o bebê começa a comer, mas é o início de um processo de aprendizado em que ele aprenderá o que é o alimento e que a comida traz saciedade. Fato que ele tinha experiência apenas com o leite materno ou, para outros bebês, através da fórmula infantil.
Existem 3 métodos de introdução alimentar: a participativa, BLW e tradicional. E, apesar de os pais/cuidadores escolherem o melhor método para iniciar, quem decide é o bebê, pois ele quem vai guiar esse processo.
Eu sempre oriento às famílias que iniciem o acompanhamento aos 5 meses, antes desse início recomendado, para que você possa se organizar e se preparar para este momento tão único na sua vida e na do seu bebê. Por isso, nos meus atendimentos, eu sempre abordo orientações sobre como fazer a introdução alimentar do seu bebê, mas também dicas de praticidade e armazenamento.
E esse é apenas o início, pois a alimentação deve acompanhar a evolução de cada bebê, com o próximo marco aos 9 meses.
Meu papel, como sua nutri e rede de apoio, é te orientar e também fornecer ferramentas que facilitarão essa fase tão especial. Se você está buscando suporte para a introdução alimentar, eu posso te ajudar nesse processo.
Com carinho da nutri,
Nathália Cardoso
(21) 99165-5865 | @nathcardosonutri
Comments